Doze anos hoje! Sem dúvida, o “Falando em Literatura” é um dos blogs (senão “o” blog) mais longevos do panorama literário. Ele começou como um espaço de interação para os meus aprendizes de língua portuguesa na Espanha. O original era “A última flor do Lácio”. Mudei o nome e também o conteúdo. O forte do blog sempre foram as resenhas de livros clássicos.
Já passei por muitas fases alegres, com êxito de leitores (10 de mil por dia); outras fases vieram estranhas, com haters deixando comentários absurdos; também me chateei com os copistas e plagiadores; depois, pela falta de interação. Questionei- me se estava fazendo bem, se tinha alguma utilidade. Mas…um blog literário é para ser útil? Quando parei de me preocupar com isto, segui em frente. Mais de 2 milhões e duzentas mil pessoas passaram por aqui!
O blog está cheio de funcionalidades novas, coisas que nem sei o que são e que irei provando. Dá até para incorporar música direto no post (coloquei uma lá no final, todo post vai ter música agora) . Tipo citações nesse formato (inventei uma bobinha só para testar):
Quando você para de se importar com a opinião alheia, consegue encontrar a si e ao que realmente importa.
Fernanda Sampaio
O Falando em Literatura já sofreu duas tentativas de mudanças de nome, mas eu continuava chamando de “Falando” e vi que já era tarde demais. O Falando pegou mesmo.
Agora estou passando por uma fase de liberdade, escrevo o que der na telha, não só resenhas de livros. Surge uma ideia, eu escrevo na hora ou resgato algum dos muitos rascunhos que comecei e não terminei. O Falando tem quase 900 textos meus publicados e mais uns 200 rascunhos; e textos de colaboradores uns 50. Gerson de Almeida foi o colaborador mais ativo, e também teve o Rômulo (sumiu, cadê você?!) e Elton Uliana. Agora só eu escrevo, pelo menos por enquanto.
O blog está aberto para quem quiser anunciar o seu peixe, pois é um espaço publicitário muito bom, com visibilidade nacional e internacional. Já trabalhei muito de graça para que outros colhessem os frutos, só por amor à causa literária, agora não mais. Quem quiser resenhas e anúncios de suas obras, só pagando. Avisarei quando o post for patrocinado por alguém. A sinceridade, minha marca, continuará prevalecendo.
Tentei migrar para o YouTube, mas não tenho nenhum jeito, perco a naturalidade, sinto- me incômoda. Cada um na sua praia. Disseram que os blogs iriam acabar: mentira. Nunca acabarão. Foi uma das primeiras redes sociais e permanecerão.
Hoje, inclusive, eu abri um monte de posts que estavam ocultos, ou por serem muito polêmicos, por ter atacado alguém diretamente ou por excesso de sinceridade. Abri todos. Foram escritos e era o que eu pensava na época. Aí ficarão, não me auto- censurarei mais.
Escrever blogs também funciona como terapia, só que é mais barato. Se você chegou aqui e se animou, comece um blog também. Escrever é terapêutico, faz bem ao corpo e alma. Vou deixar aqui o link do WordPress, onde este blog está alojado, nunca mudei desta plataforma, porque é muito intuitiva e fácil. Caso você crie um blog a partir deste link, me avisa pra eu te seguir, clica aqui.
Repararam que estou mais ativa esses dias? Quero escrever um post por dia (hoje foram dois!). Já leram a minha fábula, “A inveja do gato”? Dá uma moral, segue o link. É simplesinha, mas é boa, dá até para usar em escolas (citem esta autora).
Hoje tive coragem e criei um novo logo, que acham? Eu achei o livro parecido com uma fogueira de São João. E como adoro festas juninas e o blog nasceu em junho, tudo a ver!
Eu sou péssima com a parte gráfica, mais que isto não consigo:
Faça esta blogueira raiz feliz: curta, compartilhe, comente! Precisamos de carinho de vez em quando. E um feliz aniversário pra gente! Tem alguém aqui que me acompanha desde o princípio? Esse agradecimento vai em especial pra você, obrigada!

Já me seguiu no Instagram: @falandoemliteratura (eu tinha mudado o nome no Instagram, mas consegui resgatar o arroba que alguém tinha pegado...aêêê!). Contato: falandoemliteratura@gmail.com (eu sei que minha beleza pode ser irresistível, mas é só para trabalho)
Aniversário renova. Hoje consegui resgatar a blogueira que começou em 2008. Termino este post feliz!
Música: “Better days”, The Clumsy Lovers
Parabéns, Fernanda! Muito sucesso! Estou sempre por aqui lendo seus textos. Abraços!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito gentil, amiga! Sabendo que você anda por aqui, agora vou ter que caprichar mais…rsrsrs…beijos, obrigada!
CurtirCurtir
Sua iniciativa não tem preço Fernanda! Sempre um prazer enorme entrar no seu blog, muito para ler, aprender e inspirar – e que honra poder contribuir. Parabéns xxxx
CurtirCurtido por 1 pessoa
A honra é minha com a sua ilustre presença e contribuição! Obrigada!
CurtirCurtir