Doze anos Falando em Literatura!

Doze anos hoje! Sem dúvida, o “Falando em Literatura” é um dos blogs (senão “o” blog) mais longevos do panorama literário. Ele começou como um espaço de interação para os meus aprendizes de língua portuguesa na Espanha. O original era “A última flor do Lácio”. Mudei o nome e também o conteúdo. O forte do blog sempre foram as resenhas de livros clássicos.

Já passei por muitas fases alegres, com êxito de leitores (10 de mil por dia); outras fases vieram estranhas, com haters deixando comentários absurdos; também me chateei com os copistas e plagiadores; depois, pela falta de interação. Questionei- me se estava fazendo bem, se tinha alguma utilidade. Mas…um blog literário é para ser útil? Quando parei de me preocupar com isto, segui em frente. Mais de 2 milhões e duzentas mil pessoas passaram por aqui!

O blog está cheio de funcionalidades novas, coisas que nem sei o que são e que irei provando. Dá até para incorporar música direto no post (coloquei uma lá no final, todo post vai ter música agora) . Tipo citações nesse formato (inventei uma bobinha só para testar):

Quando você para de se importar com a opinião alheia, consegue encontrar a si e ao que realmente importa.

Fernanda Sampaio

O Falando em Literatura já sofreu duas tentativas de mudanças de nome, mas eu continuava chamando de “Falando” e vi que já era tarde demais. O Falando pegou mesmo.

Agora estou passando por uma fase de liberdade, escrevo o que der na telha, não só resenhas de livros. Surge uma ideia, eu escrevo na hora ou resgato algum dos muitos rascunhos que comecei e não terminei. O Falando tem quase 900 textos meus publicados e mais uns 200 rascunhos; e textos de colaboradores uns 50. Gerson de Almeida foi o colaborador mais ativo, e também teve o Rômulo (sumiu, cadê você?!) e Elton Uliana. Agora só eu escrevo, pelo menos por enquanto.

O blog está aberto para quem quiser anunciar o seu peixe, pois é um espaço publicitário muito bom, com visibilidade nacional e internacional. Já trabalhei muito de graça para que outros colhessem os frutos, só por amor à causa literária, agora não mais. Quem quiser resenhas e anúncios de suas obras, só pagando. Avisarei quando o post for patrocinado por alguém. A sinceridade, minha marca, continuará prevalecendo.

Tentei migrar para o YouTube, mas não tenho nenhum jeito, perco a naturalidade, sinto- me incômoda. Cada um na sua praia. Disseram que os blogs iriam acabar: mentira. Nunca acabarão. Foi uma das primeiras redes sociais e permanecerão.

Hoje, inclusive, eu abri um monte de posts que estavam ocultos, ou por serem muito polêmicos, por ter atacado alguém diretamente ou por excesso de sinceridade. Abri todos. Foram escritos e era o que eu pensava na época. Aí ficarão, não me auto- censurarei mais.

Escrever blogs também funciona como terapia, só que é mais barato. Se você chegou aqui e se animou, comece um blog também. Escrever é terapêutico, faz bem ao corpo e alma. Vou deixar aqui o link do WordPress, onde este blog está alojado, nunca mudei desta plataforma, porque é muito intuitiva e fácil. Caso você crie um blog a partir deste link, me avisa pra eu te seguir, clica aqui.

Repararam que estou mais ativa esses dias? Quero escrever um post por dia (hoje foram dois!). Já leram a minha fábula, “A inveja do gato”? Dá uma moral, segue o link. É simplesinha, mas é boa, dá até para usar em escolas (citem esta autora).

Hoje tive coragem e criei um novo logo, que acham? Eu achei o livro parecido com uma fogueira de São João. E como adoro festas juninas e o blog nasceu em junho, tudo a ver!

Eu sou péssima com a parte gráfica, mais que isto não consigo:

Faça esta blogueira raiz feliz: curta, compartilhe, comente! Precisamos de carinho de vez em quando. E um feliz aniversário pra gente! Tem alguém aqui que me acompanha desde o princípio? Esse agradecimento vai em especial pra você, obrigada!

Já me seguiu no Instagram: @falandoemliteratura (eu tinha mudado o nome no Instagram, mas consegui resgatar o arroba que alguém tinha pegado...aêêê!).
Contato: falandoemliteratura@gmail.com (eu sei que minha beleza pode ser irresistível, mas é só para trabalho)

Aniversário renova. Hoje consegui resgatar a blogueira que começou em 2008. Termino este post feliz!

Música: “Better days”, The Clumsy Lovers

4 comentários sobre “Doze anos Falando em Literatura!

  1. Sua iniciativa não tem preço Fernanda! Sempre um prazer enorme entrar no seu blog, muito para ler, aprender e inspirar – e que honra poder contribuir. Parabéns xxxx

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.