O nosso final tem que ser feliz #fiqueemcasa

Voltando com o Falando em Literatura! Durante este período de crise mundial, vimos a importância das Artes e do entretenimento. Como sempre acreditei na função sanadora da Literatura, me senti na obrigação de voltar e tentar contribuir de alguma forma neste momento difícil. Vamos voltar a falar em Literatura? Vamos manter a mente ocupada com algo que nos faça bem?

Eu sei que você pode estar com falta de concentração, disperso (a), pode sentir insónia, ansiedade e muita preocupação. Mas tudo isso vai passar. Não deixe o pânico dominar. Aproveite o período de confinamento para o auto- conhecimento, para avaliar as suas prioridades e descartar tudo o que não te serve, inclusive pessoas. Depois de tudo, creio que voltaremos melhores e mais humanos (espero honestamente). A crise é viral, mas principalmente, de valores (inclusive os religiosos, muitos estão desvirtuados, errados). A verdade, o amor, a honestidade, além da solidariedade precisam vencer. O nosso final tem que ser feliz, individual e coletivamente.

Para quem está desatualizado, eu tentei mudar o foco do blog para algo mais amplo, não só voltado para livros. Tinha começado o “De Passagem”, mas perdi o estímulo. O Falando em Literatura já é uma marca forte e eu senti dificuldade em deixá- la para trás, afinal, este blog já é um clássico.

Esclarecendo isto, vou deixar uma lista de e- books grátis para você distrair a cachola durante estes dias de confinamento e também vou comentar sobre o que estou lendo agora.

Agora que não podemos sair de casa, veja a importância dos e-books. Um viva para o livro digital! Aproveite também para abrir a pilha de livros encalhada na sua estante, com certeza você irá encontrar algo interessante.

Clique aqui e veja os e- books disponíveis gratuitamente. Além desses, em qualquer plataforma digital, como o iBooks, Kindle, Storytel, Audible, Domínio Público, há opções grátis.

Quando você entrar no livro, irá esquecer dos problemas exteriores, ler é uma forma mágica de evasão.

Eu comecei a ler “Mulheres que correm com lobos”. Estou no início, quem vem comigo?! Quem já leu? A autora é uma psicóloga chamada Clarissa Pinkola Estés (Estados Unidos, 1945), que fala sobre mulheres em diversas vertentes, até a mística. Fala da essência feminina. Quem somos? Existe uma essência primária comum a todas? Como é a mulher primitiva, selvagem? Quando eu terminar eu volto pra contar.

A minha edição é esta aqui, clica.

O querido mestre Antônio Torres, me enviou hoje um artigo que fala sobre um texto do século XVI, encontrado por um australiano. O texto é atribuído a um português chamado António Galvão (1490-1557) e chama- se “Tratado das ilhas Maluco e dos costumes índios e de tudo o mais”. Ele fala de uma epidemia nessa ilha da Indonésia que matou animais e depois humanos. Esta epidemia não se espalhou, porque era uma ilha isolada, o que nos deixa a lição de que não há outra forma de acabarmos com a pandemia: isolamento social. Dinheiro recupera- se depois, vidas não. A quarentena é necessária para que não adoeçam todos ao mesmo tempo. Não há profissionais nem hospitais para atender a todos.

A irresponsabilidade do des(governo) do Brasil motivando as pessoas a irem para as ruas, é motivo de impeachment, além de todas as ações e palavras anteriores que o desqualificam para a função de presidir o país. Não ouçam o presidente. Fiquem em casa e busquem soluções, acordos entre chefes e empregados. A sorte é que governadores e prefeitos têm mais juízo e não irão deixar desamparada a população (vejo muitas ações neste sentido). O presidente já perdeu como todos os seus aliados incondicionais, inclusive o Ministro da Justiça Moro, que acabou de aprovar o uso das Forças Armadas para a proteção dos profissionais de Saúde, que de forma surreal, estão sendo atacados nas ruas.

#fiqueemcasa

Siga o Falando em Literatura no Instagram: @falandoemliteratura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.