O escritor nicaraguense Sergio Ramirez (Masatepe, 05/08/1942) receberá amanhã, no Dia Internacional do Livro, o Prêmio Cervantes, o mais importante outorgado a escritores espanhóis e hispano- americanos. A solenidade acontecerá na cidade de Alcalá de Henares, terra natal de Miguel de Cervantes, e será presidida pelos reis da Espanha, Felipe VI e Letizia Ortiz. Sérgio é o primeiro centro- americano a conseguir esse prêmio, que começou há 42 anos. A grande Nélida Piñón está na Espanha e assistirá a solenidade, já que Ramirez é um grande amigo da escritora.
Sergio Ramirez, sua esposa e Nélida Piñón. (Facebook da autora)
Sergio Ramirez, apesar de ser um dos escritores mais celebrados na Europa e América Latina, não foi editado no Brasil, pelo menos eu não achei nenhuma edição em português. Os editores brasileiros precisam “espabilar”, como falamos na Espanha, “acordar”, prestar mais atenção e oferecer também aos leitores brasileiros não só enlatados e best- sellers, mas também qualidade literária, mesmo que as vendas sejam inferiores. Creio que todo editor deveria ter este compromisso moral.
Este problema não tenho na Espanha. Toda a premiadíssima obra de Sergio Ramirez foi editada por aqui. Segue a lista:
Castigo divino (1988).
Un baile de máscaras (1998).
Cuentos completos, com prólogo de Mario Benedetti (1998).
Mentiras verdaderas (ensaios sobre a criação literária, 2001).
Catalina y Catalina ( Contos, 2001)
El reino animal (2007).
Sombras nada más (2002).
Mil y una mortes (2005).
El cielo llora por mim (
Cuando todos hablamos (2008).
Noche tibia (2012).
Flores oscuras (2013).
Juan de Juanes (2014).
Sara (2015).
El cielo llora por mi (2016).
Ya nadie llora por mí (2017).
¿Te dio miedo la sangre? (2018).
A maioria pela editora Alfaguara, veja.
Sergio Ramirez também esteve envolvido com política, foi vice- presidente da Nicarágua. Veja um vídeo curtinho para saber um pouco sobre a sua vida e obra (em espanhol), clica aqui.
Amanhã a RTVE deve transmitir ao vivo o evento de entrega do Prêmio Cervantes 2017. É só você voltar aqui amanhã e clicar neste link.