No último sábado (02/12), visitei uma das bibliotecas mais impressionantes do mundo: a Real Biblioteca. Ela fica na cidade de El Escorial e pertence à comunidade de Madri, Espanha. A biblioteca (1584) fica num complexo de edifícios: há um monastério, uma catedral, o palacete dos Borbóns, e no subterrâneo, há várias salas onde estão sepultados todas as gerações da família real espanhola. Quem criou a biblioteca foi o rei Felipe II. Ele comprou os primeiros livros, um lote com 42 volumes e foi adquirindo raridades pouco a pouco.
A foto abaixo é do Salão Principal, Salão de Impressos (porque estão guardados livros impressos antigos) ou Salão dos Frescos (por causa do teto), pintado por Pellegrino Tibaldi e seus colaboradores.

Há tesouros da humanidade guardados nesse biblioteca. Livros raríssimos, únicos, como “O batismo”, um manuscrito de Santo Agostinho ou “Evangelhos gregos” de São João Crisóstomo ou o “Códice áureo” escrito com letras de ouro.
As cinquenta e quatro estantes de madeira foram feitas pelo italiano Giuseppe Freccia e estão organizadas por tema e tamanho.

Uma das peças mais interessantes do salão é uma esfera que que representa o sistema solar, segundo Ptolomeu, e era usada para estudar o sistema solar.

A biblioteca, como todo o “Sitio Real de San Lorenzo del Escorial” pertence ao governo da Espanha.

Essa é uma das vistas do interior do monastério:

E por último, a fachada exterior principal:

Parte do acervo está digitalizado, você pode consultar aqui.
Um lugar maravilhoso e inspirador. Belíssimas fotos.
Obrigado por compartilhar o link do acervo digital.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que você gostou. Um abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quanta cultura e conhecimento num lugar assim! Maravilhoso. Se der, um dia quero conhecer pessoalmente.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vale a pena conhecer. Um beijo!
CurtirCurtir