Skip to content
Anúncios

Quem faz a “bookesfera”? Paola Aleksandra do blog “Livros e Fuxicos”


O blog da bela paranaense Paola Aleksandra, 27 anos, administradora e casada, é muito bonito visualmente, bem cuidado, com um ar juvenil e descolado, como a própria dona. As fotos são profissionais e tem muito conteúdo. Não consegui contar a quantidade de resenhas no “Livros e Fuxicos”. A blogueira está escrevendo um livro que será editado pela Planeta.

IMG_5901-2

Paola também tem um canal no YouTube. O blog conta com colaboradores e gera lucros. Conheça um pouco mais sobre a Paola, leia a entrevista:

1. Quando começou a sua paixão pela literatura?
Tive uma professora na segunda série que amava ler. Ela incentivava seus alunos e até criava competições saudáveis entre os que mais liam ao decorrer do ano. Lembro de ler muito naquela época e de continuar assim até o final do ensino fundamental. Na época de vestibular essa paixão esfriou – até uma amiga me emprestar seu exemplar de Crepúsculo. Ele me fez relembrar o quanto amava esse universo. E, depois desse romance, não parei mais de ler.

2. É impossível contar a quantidade de resenhas no seu blog “Livros e Fuxicos”, são muitas! Qual a sua dinâmica de leitura? Quantos livros consegue ler por semana?
Leio no mínimo cem livros por ano. A meta são sete por mês – em algumas semanas leio mais, em outras menos. Já acostumei a ler em todo momento que tenho livre (por isso sempre estou com meu leitor digital). Além disso, tenho facilidade em ler rápido.

3. Além de blogueira, você também é booktuber. O que é mais fácil: escrever ou falar diante de uma câmera? O que dá mais trabalho?
Eu amo as duas coisas e, sinceramente, as duas são trabalhosas. Falar para uma câmera é mais rápido – contudo, temos o trabalho de pensar nos tópicos que iremos debater durante o vídeo e depois editá-lo para que fique simples e gostoso de assistir. Já para a escrita, temos que escrever de coração, editar e corrigir constantemente o que foi escrito, e preparar a parte visual com fotos e links atrativos.

4. Você conta com a ajuda de alguns colaboradores. Como é a relação de vocês, há discrepâncias literárias?
Cada um tem liberdade para falar do que ama. Nem sempre nossos gostos são iguais, mas isso é o mais bacana, pois ajuda o Livros e Fuxicos a oferecer mais opções de leitura. Todos são muito especiais para mim. Sou grata por ter pessoas especiais ao meu lado nessa jornada.

5. Qual o seu livro clássico preferido?
Vários! Mas amo Jane Eyre, Orgulho e Preconceito e – meu queridinho – Persuasão.

6. Muitos bloggers e youtubers já são profissionais. Você já consegue viver só como influenciadora digital ou tem alguma atividade paralela? As suas redes geram lucros?
Geram rendimentos – tanto por patrocinadores, quanto por pequenas comissões que recebo quando algum leitor usa um dos meus links de compra. Ainda assim, preciso trabalhar fora, mas sonho poder me dedicar só ao LeF.

7. Na sua opinião, quais elementos essenciais devem conter um bom livro?
Um livro bom é composto por tanta coisa: enredo misterioso, personagens bem construídos, trama emocionante ou bem humorada, romance contagiante… Mas acredito que a qualidade está relacionada ao que cada leitor sente durante a leitura. Eu amo livros que me fazem sentir, que criam empatia e me ensinam valiosas lições.

8. Qual obra está na sua cabeceira agora?
Emma, da Jane Austen.

9. Qual a importância da literatura na sua vida? O que ela faz por você?
Ela me fez uma pessoa completamente diferente. Mostrou-me o que eu queria para o meu futuro – em uma época de confusão e solidão – e me fez ter esperança. Além disso, lendo aprendi a amar e a sonhar muito mais.

10. Você vai publicar um livro pela editora Planeta. Conta sobre como está sendo o processo de criação e a experiência de passar de leitora à escritora. Há previsão de lançamento?
É um processo incrível. O mais especial é dar voz aos personagens que trago no coração, fora a emoção de sentir a mensagem que quero passar ganhar vida. Nunca imaginei que um dia publicaria meu próprio romance. E sobre lançamento, ainda é segredo, mas posso adiantar que será no primeiro semestre do ano que vem.


Clique aqui e conheça o blog de Paola e também as suas redes sociais.

Anúncios

2 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: