O termo “serendipidade” vem do inglês “serendipity”. A palavra foi inventada pelo escritor britânico Horace Walpole (século XVIII), ela apareceu em um dos seus contos.
O “serendipismo” acontece quando algo muito legal surge por acaso. Exemplo: um físico está estudando sobre a teoria de cordas e descobre um novo elemento químico, que não tem nada a ver com seu estudo inicial; você está procurando o fio do seu computador e encontra os seus óculos perdidos há meses; a moça cruzou a rua fugindo do ex- namorado e esbarra no seu novo amor. A história está cheia de casos de cientistas que estudavam uma coisa e encontraram outra.
“Serendipity” está relacionada com acontecimentos bons e agradáveis, então é uma palavra feliz. Em espanhol, “serendipia”. Esse post surgiu, serendipitosamente, quando eu procurava ontem um romance clássico na livraria e encontrei esse de poesia contemporânea espanhola:
“Descobrimento feliz e inesperado que acontece quando se está procurando outra coisa diferente”.
“Eu me perdi./ No caminho/ descobri alguém.// Era eu.// Não tenhas/ medo de procurar respostas.// Porque, do contrário,/ terás uma vida/ cheia de perguntas.”
David Sadness (nome artístico de David Olivas) é um jovem fotógrafo e poeta de Albacete, Espanha.
Adoro serendipidades. Penso inclusive que a vida é feita mais disso que das nossas certezas.
Mas, precisamos ter o olhar e o caminhar da criança. Aberto ao inesperado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também adoro, é o melhor da vida, são como presentes que acontecem de vez em quando. Abraço!
CurtirCurtir
Um post encantador!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom até você gostou. Um abraço!
CurtirCurtir
adorei descobrir essa palavrinha nova. Serendipia
CurtirCurtido por 1 pessoa
❤️❤️❤️❤️
CurtirCurtir