Primeiro dia da Feira do Livro de Madri!
A abertura da Feira contou com as presenças de várias autoridades espanholas e portuguesas, já que Portugal é o país homenageado este ano. Estavam a prefeita de Madri, Manuela Carmena, o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Souza e os reis da Espanha Felipe e Letizía. Foi a primeira vez que eu vi em pessoa essas autoridades juntas.
Rainha Letízia, muito simpática e elegante, e o rei Felipe, um pouco mais sério que ela hoje.
A rainha e o presidente de Portugal (infelizmente, de costas) e o rei da Espanha.
A prefeita de Madri, Manuela Carmena.
Percorri a Feira, não encontrei muitas novidades, tudo parecido aos sete anos anteriores que frequentei, exceto por ser Portugal a estrela. Fiquei muito feliz por isto, mas tive uma decepção ao chegar no estande português. Estavam lá uma “rapariga” e um “gajo”, este último cumprimentou- me muito simpático, ao contrário da mocinha, que perguntou “quem é você?”. Uma pergunta estranha em se tratando de um evento público, num parque público, uma feira. Todo mundo filma, tira fotos, mas ela parece que se incomodou. O homem ao meu lado devia “ser alguém”, pois foi melhor tratado do que eu.
Perguntei se podia pegar os panfletos informativos que estavam em cima do balcão, ela disse “pode pegar todos”. Peguei alguns e já ia indo embora, quando chegou uma senhora achando- se a Rainha de Sabá e apresentando- se (quem perguntou?!): “sou a conselheira de turismo do Consulado”. Eu, com os panfletos na mão, já ia me retirando, quando a “Rainha de Sabá” disse que era pra devolver os papéis gratuitos e que eram pra baixar a persiana do estande.
A moça, que eu não sei quem é, provavelmente deve trabalhar no Consulado de Portugal também (a de cabelo preto que aparece no vídeo) retirou os papéis da minha mão e falou “pode ficar com esse do programa”. A sorte é que demorou de “cair a ficha”, minha veia leonina não apareceu na hora, senão eu teria rasgado o papel na frente dessa turma “simpática”.
O rapaz (no vídeo) que aparece no estande é o filho da Rainha de Sabá. Ele parece ter ficado constrangido como eu e pediu desculpas. Que vexame!
Com essa digníssima diplomata mal educada, o turismo português está muito mal representado na Espanha, que pena! E logo os portugueses que costumam ser amáveis, gentis…não sei vocês, mas quando alguém vem à minha casa, eu costumo ser gentil, abro as portas, mesmo que eu estiver atarefada e se o horário for inconveniente. Enfim, a literatura portuguesa não deve precisar de divulgação. Fiquei sem as informações e, embora Portugal seja também a minha pátria (eu tenho nacionalidade portuguesa!), minha formação seja em Letras Vernáculas, foi o primeiro e último post sobre a Feira que vou citar Portugal. Não vou privilegiar nenhum evento promovido por esta senhora (anti)diplomática! Gente, é muita mediocridade retirar um panfleto informativo da mão de alguém, seja pelo motivo que for (que não me informaram qual). Um desrespeito!
Como estou num país livre e democrático, igual que Portugal, não temos que aguentar calados essas coisas de funcionários públicos, que muitas vezes não deveriam estar aonde estão.
Mas, claro, amanhã eu volto! Essa bobagem não vai estragar o prazer de estar entre livros e autores. Viva a literatura, que não tem nada a ver com essa galera de colarinho branco! “Trate bem sem olhar a quem”.
Nestes últimos tempo, nunca vi tanto brasileiro reclamando de maus tratos por parte dos portugueses. A tão proclamada amizade que sempre uniu dois povos irmãos parece estar abalada do outro lado do Atlântico. Só resta descobrir os motivos.
CurtirCurtir
Veja o vídeo que você vai saber o motivo. abraço!
CurtirCurtir
Não sei não, mas achei totalmente inapropriado o sapato usado pela rainha Letizia para visitar uma feira de Livros. Imagino que não tenha visitado muitos stands.
Infelizmente não consegui abrir o vídeo.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Alto, né? Mas ela andou só uns metros, depois voltou para o carro…rsrsrs…o vídeo eu tinha tirado, estava com problemas na legenda, já subi de novo, olha lá! Beijos
CurtirCurtir
Não tinha um stand de literatura portuguesa?? Como assim?
CurtirCurtir
De Portugal, de informações, não livros….
CurtirCurtir
Inacreditável! Isto deveria ser investigado pela diplomacia portuguesa, espanhola e brasileira, afinal, atenta contra o turismo local, e ao respeito aos povos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, foi estranho, não?
CurtirCurtido por 1 pessoa