Votaram 126 vezes na enquete: “Quem ganhará o Nobel de Literatura 2016?”.
Parabéns aos sete que votaram em Bob Dylan! A pena é que não deixaram comentário no post, era obrigatório e a única forma de identificar a pessoa e seu voto.
Veja os números:
Resposta/ Votos/ Porcentagem
Lygia Fagundes Telles (brasileira) 56- 31%
António Lobo Antunes (português) 20- 11%
Haruki Murakami (japonês) 18- 10%
Milan Kundera (checo) 17- 9%
Mia Couto (moçambicano) 17- 9%
Philip Roth (americano) 10 5%
Ngugi Wa Thiong’o (queniano) 7- 4%
Bob Dylan (americano) 7- 4%
Joyce Carol Oates (americana) 5- 3%
Amos Oz (israelita) 4- 2%
Adonis (sírio) 4- 2%
Ismail Kadare (albanês) 4- 2%
Javier Marias (espanhol) 4- 2%
Jon Fosse (noruego) 2- 1%
Juan Goytisolo (espanhol) 1- 1%
Salman Rushdie (indiano) 1- 1%
Cormac McCathy (americano) 1- 1%
Don DeLillo (Americano) 1- 1%
Mircea Cartarescu (romeno) 1- 1%
Nawal El Saadawi (egípcia) 1- 1%
Margaret Atwood (canadense) 1- 1%
Enrique Vila-Matas (espanhol) 0- 0%
Joan Didion (americana) 0- 0%
Colm Tobin (irlandês) 0- 0%
Tom Stoppard (checo) 0- 0%
Charles Portis (americano) 0- 0%
Francisco Sioni José (filipino) 0- 0%
Ko Un (sul- coreano) 0- 0%
Gerald Murnane (australiano) 0- 0%
Jussi Adler-Olsen (dinamarquês) 0- 0%
David Malouf (australiano) 0- 0%
Yevgeny Yevtushenko (russo) 0- 0%
Jaan Kaplinski (estônio) 0- 0%
O box literário composto por caneca, post-its, canetas, caderno, coisinhas fofas e um livro que seria do ganhador do Nobel, ficará para outra oportunidade, mesmo porquê nem sei se Bob Dylan publicou algum livro. Que mancada da academia!
Apesar de eu esperar um vencedor surpresa, tal como aqui comentei, confesso a minha estupefacção perante o anuncio de Bob Dylan, por mais mérito que tenha, duvido que se possa considerar um literato… Ha tanto bom escritor por esse mundo fora, que o anuncio acaba por desiludir não? PedroL
Eu estou indignada, Pedro! Ele é músico e pra isso já tem o Grammy. Desconheço se publicou algum livro, acho que não! Tanto escritor bom no mundo que precisa desse impulso financeiro e de publicidade, uma pena! Perde a literatura!
concordo perfeitamente! tantos escritores com qualidade, com talento e até desconhecidos (porque um prémio como este serve também para dar a conhecer novos autores) e desperdiçam a oportunidade com um música… ridículo! PedroL
Traduzindo do site do prêmio Nobel: “Por ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical americana.”
Literatura é um conceito extensamente discutível, cuja complexidade fica visível quando se percebe que música é, basicamente, poesia com melodia.
Estranho é um músico sequer concorrer, e muito mais vencer, a um prêmio com a tradição do Nobel de literatura (coisa que acho que nunca aconteceu antes).
Pra isso já existe o Grammy!
Triste é reconhecer que o Prêmio Nobel de Literatura, deveria indicar, classificar e eleger um escritor, não um cantor com uma pintada de poeta crítico, abusando de letras de músicas para discorrer o seu momento no mundo. Escrever um livro exige preparação, conhecimento do assunto, pesquisa do tema, gênero textual e por aí vai! não é sentar a beira da porta tocar um violão e começar a rimar. (Pena!!!!) Cada vez mais o mundo se torna político e se vão as boas obras de pessoas merecedoras, que buscam esse prêmio e faz por merecer!!!!
Vivemos uma época decadente e triste em muitos aspectos. A literatura incluída. Estão nivelando por baixo. O populismo impera. A academia também quer ser pop. Perde a arte literária. Abraço!
Eu dava todos os prêmios do mundo pro Dylan.
com uma pintada de poeta crítico. =/