Completa 25 anos a obra “O mundo de Sofia”


Quem disse que o leitor comum não gosta de filosofia?! O que prova o contrário é o sucesso que “O mundo de Sofia” vem fazendo há 25 anos. O escritor norueguês, Jostein Gaarder (Oslo, 08/08/19529, ficou conhecido no mundo todo por causa dessa obra.

O romance conta a história de Sofia Amundsen, que ao completar 15 anos, começa a receber cartões e bilhetes misteriosos e sem remetente. A história serve como pretexto (não vejo como pejorativo), acho que a intenção foi mesmo dar uma aula sobre a história da filosofia de forma amena, para que todos entendessem. E funcionou. O livro é leve e divertido, aconselhado para jovens (de todas as idades). A obra aliou entretenimento com aprendizagem, uma boa fórmula.

Eu tive o prazer de conhecer  o autor na Feira do Livro de Madri em 2010 (veja). Simpaticíssimo! Eu comprei o livro que ele havia acabado de lançar “O Castelo dos Pirineus”, mas levei o meu exemplar de “O mundo de Sofia”, em português (2005), que estava todo rasurado, rabiscado, sublinhado, para ele autografar. Não pense que ele ficou triste ao ver a sua obra mastigada, ao contrário, ficou feliz. Disse que foi em São Paulo lançar justamente a edição que levei:

 IMG_7483Madri, Junho de 2010

IMG_7481

Mais detalhes no Snapchat: falandomlitera e no Instagram: @falandoemliteratura