Um dos maiores escritores da língua espanhola, Federico García Lorca (Fuentevaqueros, 05/06/1898 – Víznar, 19/08/1936), poeta e dramaturgo, completa hoje 118 anos de nascimento. Formado em Letras e Direito, mudou de Granada para Madri onde conheceu inúmeros intelectuais.
Viajou para Nova York e Cuba, voltou em 1936 para a sua cidade natal, onde foi preso e fuzilado, dizem, pelos seus ideais liberais.
Lorca era homossexual. A Espanha vivia uma ditadura, os gays não “existiam”. O escritor era um insulto à moral e aos bons costumes, fora seus ideais políticos. Foi eliminado.
Na foto acima, Lorca aos 18 anos com Salvador Dalí que tinha 24. Eles eram muito mais que amigos, mas comenta- se que não foi um amor consumado. (Será?! Eu acho que foi sim). Tudo indica que Dalí era homossexual, mas nunca assumiu publicamente, então, oficialmente, o romance nunca foi assumido. A foto desprende intimidade, não?
No livro “Querido Salvador, Querido Lorquito”, do jornalista Víctor Fernández, reúne cartas de Dalí a Lorca com conteúdo apaixonado, beirando o erótico. Ambos tinham relacionamento com outras mulheres para dissimular.
A opção sexual dos artistas influenciou nas suas obras? Sim, por isso comento.
Leia os poemas de García Lorca (em espanhol). E- book grátis!
Deixo a dica de um filme que conta a história dos artistas com protagonista famoso, Robert Pattinson:
Conheço algumas obras dele. Mas li apenas fragmentos aqui e acolá. Já abaixei o que indicou. O primeiro poema “Veleta” é lindo. Abraços e obrigado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Normalmente isso acontece com obras poéticas. A gente vai lendo coisas esparsas. Eu que agradeço a visita e simpatia. Beijos!
CurtirCurtido por 1 pessoa