PDF grátis de Antônio Cândido (corre!)


Antônio Cândido é a minha bíblia. Quando tenho alguma dúvida teórica ou preciso de algum esclarecimento é o primeiro a quem recorro, depois parto para Massaud Moisés, normalmente. Encontrei um livro grátis BACANA para a turma de Letras ou qualquer leitor interessado em teoria da literatura. Esses textos não se diferenciam muito das resenhas (dou esse nome aqui, mas na verdade são ensaios) que costumo escrever aqui no Falando em Literatura, no que se refere à forma de direcionar as questões literárias.

14032013Prof_antoniocandidofotomarcosfoto005Antônio Cândido (Rio de Janeiro, 24/06/ 1918),  96 anos, é o maior crítico brasileiro da atualidade. Professor, poeta e ensaísta.

A obra A educação pela noite & Outros ensaios reúne textos de palestras e artigos diversos, que estão organizados em três partes e “não há ordem necessária de leitura”. A primeira parte analisa o teatro e obra de Álvares de Azevedo; a segunda parte fala sobre a obra do italiano Giraldi Cintio e ainda  sobre os críticos Sílvio Romero e Sérgio Milliet; na terceira parte, ele fala sobre o subdesenvolvimento  e sua relação direta com a falta de leitura, a baixa produção literária e cultural da América Latina e encerra com a “nova narrativa”, a literatura contemporânea.

be473-antonio-candido

Antônio Cândido lê “Maíra”, romance de Darcy Ribeiro, citado nessa obra, “A educação pela noite & outros ensaios”

Corra e salve no seu computador.

UPDATE: o link acima já não está funcionando (eu avisei que tinha que ser rápido, esse livro custa quase 50 reais). Enquanto a literatura não for democrática e para todos, continuarei divulgando esses links. Existe outra forma de “pegar” o livro: vá no Google e digite “Antônio Cândido PDF A Educação pela noite”, vai aparecer na lista e por aí você consegue entrar e voilà! 

antonio-candido-a-educao-pela-noite-pdfrev-1-638

Anúncios

8 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s