Aprender francês: meu diário de aprendizagem


L’art n’est pas une étude de la réalité positive, ceste une recherche de la réalité idéale.” (George Sand)

A citação acima faz parte do prólogo do primeiro livro que li em francês: La petite fadette, da francesa George Sand. É um desses livrinhos adaptados para estudantes, não é a obra integral.

la-petite-fadette-george-sand-paperback-cover-art

A minha última empreitada vem sendo aprender francês. Sonho antigo e os sonhos nós tempos sempre que levar a sério, porque são os que nos fazem felizes. O francês é muito mais complicado do que eu imaginava. A ortografia é rebuscada e precisa, a acentuação exigente, há palavras trissílabas com três acentos, por exemplo, préféré. E que dizer da fonética? C’est très compliqué! Um grande desafio falar francês bem e sem sotaque. Estou abduzida pelo mundo francófono, enquanto não aprender não vou sossegar. Darei-me por satisfeita quando puder ler Proust sem dificuldades e poder manter uma conversa fluída com algum francófono.

images

Comecei em outubro o NB1 (Nível Básico 1) , duas vezes por semana, na Escuela Oficial de Idiomas (Madrid, Espanha), uma escola pública (a matrícula é de 225 euros/semestre), muito exigente, com um nível de excelência acima da Aliança Francesa (isso dizem). Mas nas aulas, a parte de fonética-conversação é insuficiente, a que preciso reforçar mais.

Vou fazer meu Diário de Aprendizagem, evolução ou retrocesso (espero que não), passo a passo, durante o processo todo. Aprender um idioma não é fácil, antes de tudo é:  vontade, paciência, persistência e prática. Muita gente começa e abandona, não é? Os resultados nem sempre são tão rápidos como a pessoa espera. Mas como eu tenho todos os ítens citados, espero não desistir.

O livro adotado pela escola é esse da Hachette:

9782011558107-G

Se você estiver estudando francês e quiser contar sua experiência e trocar opiniões, bem- vindo seja!

Anúncios

2 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s