Concurso: qual é a palavra mais bonita?


Vamos descobrir qual é a palavra mais bonita da língua portuguesa? A sua opinião vai ter prêmio: escolha a sua palavra mais bonita e escreva aqui nos comentários. A palavra que eu gostar mais (não vai ser sorteio) vai ganhar um livro em espanhol de Mario Vargas Llosa, “La verdade de las mentiras” (foto), que é uma antologia de ensaios sobre o fazer literário, excelente para estudantes da área de Letras e apaixonados pela teoria da literatura.

portada-verdad-mentiras_med

O resultado vai sair no dia 10 de janeiro. Boa sorte!

Anúncios

87 Comments »

  1. “Viagem” é uma palavra não apenas bonita, mas também muito ampla. Nos faz ir a mundos outros que não precisamos, necessarimente, estarmos lá.isso é sensacional.

  2. Para mim é a palavra = Caminhos Significa: veredas que se criam, senda que se faz ou estradas que se percorrem num certo rumo. A palavra Caminhos supõe que há alguém capaz de caminhar, supõe possibilidades, atalhos, dificuldades e direções. Supõe vida, cortes, amor, dor, saudades e sonhos…

  3. das muitas palavras que povoam a minha língua, girassol tem-me sido a mais afetiva. retorno e regresso e ciclo. ver, seguir, observar. um ser que tem como atitude seguir a luz parece ser um exemplo ignorado. razão tinha Caeiro por nele ver uma figura a elogiar – «o meu olhar é nítido como um girassol» – nítido porque cheio de luz, a luz do Sol, e ele próprio ser um olho de inexcedível beleza e rigor. o girassol foi feito para ver e estar atento, mas também para estarmos atentos a ele e para o vermos. e podemos também tocar-lhe a pupila, na rugosidade agradável da perfeição. seguir sem sair do sítio, ser do tamanho do que se vê, percorrer a distância da solidão com a vontade, o gesto. o amarelo é cópia, é propósito solar reafirmado, o verde das folhas vida que se agita e constrói em torno da luz, sol terrestre em menor tamanho. palavra justa, verbo e nome em nome, com a flor, verbo e nome em ação e essência. assim é por vezes o amor, quando nos torna girassóis uns dos outros – uns dos outros, porque de si é já o Narciso e é outra história e outra palavra bem diferentes. ou ser o oposto de tudo isto, de tudo e todos. girassol que, no meio dos outros, preferisse ver o espaço subitamente iluminado. ou, mais linearmente, o girassol que rema contra a maré.

  4. Olá =)

    Hmmmm…. para mim não existe “a” palavra mais bonita…. gosto de imensas, como por exemplo de “saudade” (palavra que não existe em mais nenhuma língua), como por exemplo “pais” (que são o que tenho de mais precioso), como por exemplo “amor”, “amizade”, “saúde”, “felicidade”…. mas se tiver que escolher a minha palavra mais bonita, escolho “serenidade”…

  5. Acho que dentre tantas a palavra sabor que vem da mesma raiz de saber faz toda a diferença em tudo amo essa palavra, sabor , saber, sapiência e assim vai…

  6. Olá!
    Eu queria escolher Saudade! Essa para mim é a palavra portuguesa mais bonita! Em algumas línguas nem existe tradução para ela.
    Mas como já foi escolhida eu escolho Humanidade!

  7. Não sei se é a mais bonita, mas abre porta para todas as outras.

    Exprimir – Colocar em palavras os sentimentos e pensamentos.

    O que seriam das palavras se não fossem a tradução de algo repleto de sentido? Apenas palavras vazias.

  8. Desentristecer. Ouvi-a pela primeira vez numa música de Caetano e nunca mais me saiu da cabeça. Acho-a linda e plena de significado, mais do que à primeira vista pode parecer. E não acho que seja um sinónimo exacto de alegrar, não é bem a mesma coisa.

  9. Calma:
    não só aquela clama do sossego que permite o encontro consigo próprio; mas tambem a que vem do grego “Kauma” – calor ardente, o do sol do meio-dia que deixa tudo o resto quieto, em suspenso, adiado.

  10. Li todos os comentários e percebi que a palavra mais bonita para mim é LITERATURA, pois nela viajo, abraço, amo, tomo consciência, tenho esperança, como jabuticaba, conheço novas palavras, pois Literatura é um mundo onde eu construo e sou construído.

  11. Muitas palavras são especiais, outras tantas encantadoras, há ainda as que fogem por completo da lembrança, mas uma palavra que suponho, no momento, mais bonita, é reverberar. Sucesso, abraços!!

  12. Quando eu era pequeno, julgava “sonho” a palavra mais linda do mundo. Foi quando eu soube o significado da palavra “conhecimento” que tudo mudou. Com o conhecimento eu posso tudo, inclusive sonhar.

  13. A palavra: Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

  14. Eu gosto de ” lusco-fusco” . Não é uma escolha por classe gramatical, ortografia ou coisa assim. É apenas pela beleza do som. Gosto de repeti-la, de escrevê-la… apenas digo baixinho e a imagem de um fim de tarde róseo e alaranjado me enche a mente de encanto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s