Eduardo Tornaghi e sua Pelada Poética


Assisti ontem um vídeo no Youtube sobre os atores dos anos 80. Jovens, bonitos, galãs, muitos já falecidos, outros “desaparecidos”, pelo menos da tv. Esse aqui:

Comecei a “googlear” os nomes dos atores que nunca mais tinha ouvido falar numa espécie de sessão nostalgia. Levei alguns sustos, atores que nem sabia que haviam morrido. E também algumas alegrias, descobri que Eduardo Tornaghi, que eu vi tantas vezes na tv durante a minha infância e adolescência, hoje é um poeta e agitador cultural.

globo__Mem_rias de Amor-Eduardo Tornaghi e Sandra Br_a nr__gallefull

Eduardo Tornaghi e Sandra Bréa em “Memórias de amor”, 1979.

Procurei o nome de Eduardo Tornaghi (Rio de Janeiro, 26/09/1952) no Facebook com o perfil do Falando em Literatura e ele foi bem simpático (tem dois perfis, o primeiro já está lotado), enviou mensagem privada com um link para o seu canal no Youtube, o Papo Poético. Vi o primeiro vídeo e disse “opa, aí tem coisa boa!”. Por mais simpático que ele fosse, se não tivesse qualidade literária eu não estaria escrevendo esse post agora. Comecei a ver os vídeos um atrás do outro e fiquei encantada! Sobre os poemas de Eduardo irei fazer um post especial sobre eles depois. O vídeo abaixo foi um dos que me encantaram, o poeta e suas lindas filhas Kalu e Bibi (em 2010). É uma pena que não exista programas assim na tv, com pais e filhos vivendo, lendo, recitando, criando literatura. Já pensou que legal seria?! Educativo, divertido, belo. Parabéns, Eduardo, bela educação e herança que as suas filhas estão tendo o privilégio de receber! Isso é amor…

Manuel Bandeira foi uma inspiração na poesia e na vida de Eduardo, que teve o privilégio de conhecer Bandeira quando menino. Veja o vídeo:

O Eduardo criou um sarau poético que acontece todas as quartas- feiras no Rio de Janeiro, A Pelada poética a partir das 19:00h, no quiosque Estrela da Luz, na praia do Leme (Av. Atlântida- Posto 1- em frente ao restaurante Fiorentina).

Você aí do Rio de Janeiro, aparece por lá e conta depois o que achou da Pelada Poética. Combinado?!

Anúncios

6 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s