Clube de Leitura, resenha 2: “Aqueles tempos”, Edney Silvestre- por Ludmila Aguiar


10701947_10152788106431995_2316315582775265402_n

O jornalista e escritor Edney Silvestre ( Facebook do autor, foto de Leo Aversa)

A resenha de Ludmila Aguiar é mais informativa e emocional que a anterior de Teorema dos Sonhos, que teve uma visão mais crítica e política dos fatos contados em Aqueles tempos- nos bastidores de Vidas Provisórias. São dois estilos diferentes: Veja:

Lançado gratuitamente em e-book, “Aqueles tempos – Nos bastidores de Vidas Provisórias”, o escritor Edney Silvestre explora as histórias que ajudaram a construir o universo ficcional dos personagens protagonistas, Paulo e Bárbara, de Vidas Provisórias. O autor expõe como relacionou a trama do seu romance, as situações vividas por ele (como a sua prisão durante a ditadura militar), situações ocorridas com terceiros, bem como as suas impressões e experiências sobre os países em que ele passou, os EUA e o Iraque, como jornalista correspondente internacional.                                                                           

A história de Paulo se passa durante os anos de repressão da ditadura militar no Brasil, em meados dos anos 1970, um preso político e torturado vivendo na Suécia e aqui conhecemos fatos verídicos e pessoais que ligam à ficção a realidade. Embora em época diferente, Bárbara, ao ir embora do Brasil em busca de melhores condições de vida nos EUA em 1991, tem em comum com Paulo, a fuga, a clandestinidade e o isolamento provocado pelo exílio. E para a construção desta personagem, a experiência jornalística de Edney ajudou a ambientar os sonhos e as agruras de uma imigrante nos EUA. Desta forma é possível conhecer o que inspirou o autor a escrever sobre estes dois personagens que estão distantes no tempo, mas que carregam em comum a marca da época, do processo histórico em que vivem.    

Antes de ler esse e-book, achei que estranharia ler um livro que de certa forma é uma espécie de bastidores de um romance. Pensei que não fosse entender a estória. É como se Aqueles tempos servisse como um aperitivo, para degustar e criar o interesse pelo que estar por vim em Vidas Provisórias. Achei interesse o autor mostrar um pouco aos seus leitores o seu processo de inspiração e construção narrativa. Fiquei com aquela sensação de que agora sempre vou me perguntar de onde tal autor tirou inspiração para o seu livro rs. A leitura tem esse papel de ajudar a elevar a imaginação com as descrições dos personagens, situações, cenários. E quando a gente gosta de uma estória, passa a imaginar tudo que está sendo descrito. E este livro de Edney meio que vem para comprimir a função de ilustrar o que é narrado. Por isso gostei também das fotos dos locais que servem de inspiração para contextualizar o romance. Se a intenção é despertar o interesse em “Vidas Provisórias”, em mim ele atingiu a sua finalidade.

Download-Aqueles-tempos-Edney-Silvestre-em-epub-mobi-e-pdf

Você pode baixar gratuitamente esse livro no iTunes, no site da Amazon e da Saraiva,