13 de setembro: aniversário de Antônio Torres


Antônio Torres (Sátiro Dias, Bahia, 13 de setembro de 1940), jornalista e escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, completa hoje 74 anos. Torres saiu de um povoado no interior da Bahia, o Junco (hoje Sátiro Dias), morou em Alagoinhas, Salvador, Lisboa e São Paulo, hoje vive em Itaipava (Petrópolis, Rio de Janeiro) em uma aconchegante casa. Sua obra sofre influências das suas raízes, principalmente na fantástica trilogia “Essa terra”, “O cachorro e o lobo” e “Pelo fundo da agulha”, mas também no seu primeiro romance “Um cão uivando para a lua”. Veja toda a bibliografia do autor, aqui. Torres é um autor premiado e com traduções de suas obras em 11 países. A memória tem importância fundamental na obra do escritor.

1504579_10201216315466350_764294598_n

Antônio Torres em Salvador, 2013.

Às vezes, escrevo e leio o que escrevi em voz alta, como se estivesse aqui, falando com vocês, falando esse texto para o meu leitor. Não quero perder essa oralidade que vem da infância, da escola rural. Sou produto dessa cultura rural e de uma cultura oral, também. Meu imaginário foi feito dentro disso. Das histórias que me eram contadas e cantadas, do cordel. O cordel vem dessa cultura oral, dessas histórias muito imaginosas, sem tempo nem espaço, que me influenciaram muito. Adoro isso de ler em voz alta. Nas oficinas literárias que faço, boto todo mundo para ler em voz alta. (Leia toda a entrevista aqui)

Veja esse bela entrevista “Um escritor na biblioteca” (2011).

O menino do interior da Bahia, de origem humilde, era uma esponja, absorvia tudo de positivo, declamou Castro Alves em plena praça pública e fez o povo chorar. Ele queria ser Castro Alves. Poeta não se tornou, mas transformou- se em um dos maiores escritores do Brasil e do mundo! Com a ajuda da mãe aprendeu a ler, quando entrou na escola já estava alfabetizado. A escola primária teve importância fundamental na futura carreira de Antônio Torres. Um homem que venceu pelas letras. Toda a nossa admiração ao homem e escritor. Feliz aniversário!