“Diário de um gênio”, Salvador Dalí


Considerado um gênio do surrealismo espanhol (e do mundo!), Salvador Dalí (Figueres, 11/05/1904- Figueres, 23/01/1989) foi pintor, escultor, escritor, entre outras modalidades de Arte.

dali

Casado com Gala, sua musa inspiradora e seu grande amor, antes ela era casada com o poeta francês Eugène Grindel (pseudônimo de Paul Éluard). Eles pertenciam ao mesmo grupo de amigos, intelectuais e artistas, que se reuniam em Paris. Em 1929, Dalí convidou a família Grindel para passar o verão em sua mansão de Cadaqués (Catalunha). Pobre Eluard. Foi lá com a esposa e a filha Cecile, mas voltou só com a filha, pois a esposa ficou para sempre com Dalí. Gala Eluard Dalí nasceu como Helena Ivanova e era dez anos mais velha que Salvador. Ela faleceu no dia 10 de junho de 1982, seis anos antes que seu amor. Gala e Dalí:

1267630202_0

Em “O diário de um gênio” (para quê falsa modéstia, não é?!), Salvador Dalí fala coisas polêmicas, contraditórias e até chocantes:

Não aprovo nenhum sentimento humanitário, quanto mais catástrofes e guerras ao meu redor, sinto mais prazer por via visceral.

Dalí não era um catalão nacionalista (muitos catalães querem ser independentes da Espanha), ele disse o seguinte, ironizando com o mau gênio do seu próprio povo:

Eram catalães os que crucificaram a Cristo, tenho certeza: quem crucificou Cristo era daqui, de Tarragona, ou de Salou ou de Torredembarra. *

Uma figura polêmica e original, sem dúvida. Ficou com vontade de ler a biografia? Tem essa aqui em espanhol:

9788483835531

Um documentário sobre a morte de Dalí em 1989 em Figueres, Catalunha. O pintor foi embalsamado e parecia “de plástico” (comentário de um menino que “queria ver um morto”, surreal como o próprio artista). Em espanhol:

E aqui uma entrevista de Dalí. Ele diz que não é louco, mas era bem louquinho sim! (em espanhol)

A obra “Dalí em Brasil”, a interpretação do artista sobre o “descobrimento” do Brasil:

salvador-dali-barco-de-mariposas-lamina-45-x-30-cm-9401-MLU20016140585_122013-O

* Matéria adaptada da revista Ciudad Lineal (a revista do meu bairro!) de setembro/2014.

Anúncios

2 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s