Diálogo com o século XXII


Nós estamos (pelo menos eu estou) em uma profunda reflexão sobre o que passou na história da literatura e sobre o que está acontecendo agora. Qual é a nossa história? O que estamos “cozinhando” nesse momento? Quais as dimensões e influências que deixaremos para a literatura do século XXII? O que os críticos, escritores e teóricos de Letras vão pensar do que somos hoje? Deixaremos algum legado? Existe algum movimento literário acontecendo agora? Nosso maior legado será o advento dos leitores digitais? E na parte da criação, qual é a nossa onda? Os blogs literários deixarão alguma marca? E as academias de Letras, qual o papel delas nesse momento? O que precisa ser escrito?

10156173_309337955888438_7970057733163316554_n

Um lápis e um livro podem mudar o mundo (Malala Yousafzai)

Vocês aí do futuro, o que acham de nós?

Essa questão eu nunca vou poder responder, mas todas as outras estou tentando encontrar respostas.

Anúncios

8 Comments »

  1. Ótimas questões!!!! Não há nada que seta tão intrínseco na história do mundo do que a arte, em especial a literária. Eu faço minha parte e, se nunca tiver minha arte reconhecida, ao menos deixei por aqui pistas de um olhar sobre nossos tempos. 😉 Quem sabe alguém encontre, quase sem querer 😉
    Até!

    • ahhhhh…tá bom! Foi em relação ao seu comentário o “seta”, não tem problema…hehehe

      Sim, cada um fazer a sua parte é fundamental, não fazer nada é que ruim. Mesmo que as ações pareçam improdutivas a curto prazo, nada é em vão…

  2. Oi Fernanda, penso que estamos numa fase de recuo de maré, do mesmo tipo que prenuncia o tsunami… mas, que, ansiosos, já estamos sentindo que tal fase está demorando muito a passar. Eu, estou cozinhando o passado, pois, das produções de hoje, são raras as que eu identifique como relevantes.
    No sentido literário, acho que a maioria, os escritores de blogs, por exemplo, serão esquecidos, ou sequer conhecidos. Fase morta essa.

    • Seu comentário é interessante e demonstra a sensação de muitos, mas eu penso em todos os séculos passados os agentes de cada um não conseguiam achar nada de interessante também no seu tempo. Então só o futuro mesmo é que vai dizer o que existe agora. Mas só para te animar um pouco, no Brasil e exterior tem gente boa, relevante. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s