O absurdo da reprodução irresponsável


A Internet trouxe muitas coisas boas, como a comunicação entre pessoas do mundo todo, a facilidade de pesquisa e a informação em tempo real. Mas também proliferou informações incorretas e duvidosas de gente que não está preocupada em ir nas fontes, documentar- se e só então reproduzir na Internet. Eu já vi vários textos atribuídos a escritores equivocados e a partir de agora vou começar a documentar e reproduzir aqui, serve como puxão de orelha. O site KD Frases é um campeão em fazer esse tipo de coisa, encontre o erro:

frase-nao-sou-feminista-acho-que-a-sociedade-tem-que-crescer-em-conjunto-a-associacao-mulher-e-homem-rachel-de-queiroz-133723

Percebeu? Texto (supostamente) de Rachel de Queiroz com foto de Clarice Lispector.

E o erro vai sendo repassado como certo. Não sei quem copiou de quem, mas o blog Varal do Brasil reproduziu a mesma foto como sendo de Rachel de Queiroz e o mais absurdo é que embaixo a autora do blog coloca uma foto da verdadeira Rachel que é totalmente diferente dessa, nota- se que são pessoas diferentes, veja:

a27374347e2115f0fffff87dffa86321

Rachel parece com Clarice?!

Todos nós erramos, podemos nos enganar, mas um erro tão grosseiro não dá! Essa história lembra- me aquela brincadeira infantil do telefone sem fio, o que chega no final raramente é o que saiu no início. Por isso, amigo leitor, não acredite em tudo o que encontrar na Internet, pois há muito copista sem critério e muita informação errônea.

UPDATE: o texto realmente é de Rachel de Queiroz, na verdade, uma entrevista de 1991.