Os prejuízos da literatura ruim


Esse post surgiu de uma discussão desagradável com uma pessoa lá no meu perfil do Falando em Literatura no Facebook. Obrigada, valeu um post! Eu defendo literatura de qualidade, isso é inegociável. Literatura boa não tem que ser “difícil” nem “chata”, judiação com a nossa querida literatura e seus escritores quem pensa assim. Pode ter livro considerado muito bom que eu, você, qualquer pessoa, pode não gostar.  Você não é obrigado a gostar de tudo, mas mesmo assim, esses livros irão te acrescentar muito mais do que qualquer best- seller água-com- açúcar, enlatados e afins. Mas agora eu não vou falar dos benefícios da boa literatura e sim dos malefícios dos livros ruins:

descarga

1º. Raiva. Se você tiver o mínimo de bom senso e cair na armadilha de comprar um desses livrinhos, quando começar a leitura vai passar uma baita de uma raiva. “Putz, por que comprei isso?!”

2º. Prejuízo financeiro: investir num livro descartável é jogar dinheiro fora. Não é melhor investigar, saber mais sobre o autor e também sobre a obra ao invés de engolir tudo o que as editoras tentam nos vender como grandes obras?

3º. Tempo: perder tempo com literatura ruim é um péssimo investimento. Muito melhor alimentar o nosso cérebro com aprendizados dos grandes escritores clássicos e contemporâneos.

4º. Vício: se você começar a ler livros “fáceis”, pode achar que toda literatura mais elaborada, com muitos recursos de estilo, com uma narrativa que te coloque para pensar, “difíceis”.

5º. Abandono: literatura ruim pode te fazer abandonar a leitura e a literatura.

6º. Espaço: um livro ruim vai ocupar espaço na sua estante, criar poeira, jamais será relido, nem indicado para outras pessoas.

7º. Esquecimento: livro ruim será esquecido assim que fechado, não vai remexer o seu interior, desestruturar nem para o bem nem para o mal.

8º. Leitor: livros ruins formam leitores ruins, que possivelmente formarão novos péssimos escritores. Por favor, não, não!

9º. Vestibular, ENEM: literatura ruim não cai em concursos, então para quê perder tempo com isso?!

10º. Futuro: quando você estiver mais velho e experiente vai se arrepender de todas as leituras ruins que fez. Palavra de honra!

11º. Constrangimento: livro ruim você tem até vergonha de mostrar que está lendo. Esconde na bolsa, disfarça. Não é melhor ter orgulho do livro que carrega consigo?! E a vergonha alheia que nos proporciona aquele leitor orgulhoso de literatura descartável…(ideia da leitora Michele Viviane Vasconcelos)

bad books

E agora um pedido: leia algum livro considerado ruim e depois compare com qualquer bom escritor ou escritora nacional, não precisa sair do Brasil. Perceba, anote as diferenças e venha contar aqui no Falando em Literatura, a sua opinião será publicada. Ah, e se quiser, pode completar a lista acima…o que a literatura ruim pode nos trazer? A melhor resposta vai ganhar…um livro BOM!

Anúncios