Este é um livro para quem NÃO gosta de ler, porque é um excelente “pega leitores” recomendado para gente de todas as idades e que tem uma certa aversão à leitura, porque tenho certeza que ficará apaixonado. Eu tenho um especial carinho por essa obra, já que foi uma das que me acompanharam durante a minha infância/adolescência. Li incontáveis vezes e em todas elas, não teve como segurar a emoção. Esse é um texto que te faz chorar que nem um bebezinho, muito emocionante, a história de Zezé nos pega mesmo pelo coração. Por favor, se você ainda não leu, não deixe de ler esse livro.
José Mauro de Vasconcelos (Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1920 – São Paulo, 24 de julho de 1984) era de origem nordestina (nasceu no Rio,mas foi criado em Natal), de uma família muito pobre, talvez na por isso tenha conseguido transmitir com tanta verdade as agruras de Zezé.
Zezé é de uma família muito pobre e trabalhadora, como muitas famílias do Brasil. O garoto é super inteligente, sensível, criativo e danado, apronta todas. Ele tem um amigo- confidente, que é seu pé de laranja lima, o Xururuca e também o Luciano, o morcego. Ele tem um irmãozinho, o Luís, que ele cuida muito. São muitos irmãos e o mais velho cuida do mais novo, Zezé é cuidado pela Godóia, que é muito protetora. Jandira e Totoca às vezes judiam dele. Sem querer, Zezé acaba fazendo amizade com o Portuga, que tem um papel muito importante na vida de Zezé. Dona Cecília Paim é a professora, Zezé é o menorzinho da turma. O menino sofre as injustiças do mundo adulto, aprende cedo demais o que é a dor e a tristeza. A infância deveria ser a fase mais feliz, mas nem sempre é assim. Os pais que descuidam do fundamental, do amor e da companhia, porque estão preocupados demais com a sobrevivência da família. Zezé usa o mundo da imaginação para escapar da realidade da vida até o dia em que descobre que não pode mais fugir disso.
A edição da minha infância:
E essa é a edição que eu tenho agora, que achei na Espanha e comprei para a minha filha:
Vasconcelos, José M. de. Meu pé de laranja lima, Dinapress, São Paulo, 2008. 193 páginas
Fernanda, nem preciso comentar nada. Só dizer que foi o livro que mais me impressionou (bem) quando criança. Na minha opinião foi muito bem escrito.
Ah! Mangaratiba…
Um abraço grande, Manoel
CurtirCurtir
É verdade, Manoel…acho que esse livro marcou a infância de muita gente. Abraço!
CurtirCurtir
ele é muito bom mesmo mas meu tipo é de gibi ele me empresonol
CurtirCurtir
Kaylane, que bom que você gostou do livro. Também me “impressionou”. 😉
CurtirCurtir
Mesmo tendo várias edições, todas ela retratam a história de Zezé do mesmo jeito ?
CurtirCurtir
E que tem a ver as edições com os comentários? As edições contêm a mesma história, portanto, todo mundo vai falar mais ou menos da mesma coisa.
CurtirCurtir
Este livro é mesmo muito gira mas uma história um pouco triste
CurtirCurtir
Republicou isso em Rakbru.
CurtirCurtir
Minha nossa, só a lembrança é de chorar num cantinho
CurtirCurtir
É verdade, Mariel…é um livro belo e triste.
CurtirCurtir
esse livro é maravilhoso .. as emoções sao tantas k mesmo k nao queiras soltas gargalhadas e lagrimas .. o fim eu nao esperava …… mas repito-o vezes sem conta . É o Zeze
CurtirCurtir
É verdade, é um livro que dá vontade de reler sempre,
abraços!
CurtirCurtir
este livro é uma maravilha
CurtirCurtir
Eu ando a ler este livro e e fantastico da vontade de entrar dentro do livro mas tambem ja vi o filme e é fntastico bjs micas
CurtirCurtir
Realmente é uma história muito bonita,
abraços!
CurtirCurtir
eu gostei muito desse livro!!!
CurtirCurtir
Lindo, não é? Um abraço!
CurtirCurtir
eu ganhei este livro com 10 anos e hoje com 48 ainda guardo essa edição que ja emprestei aos meus filhos para lerem e eles adoraram
CurtirCurtir
Gina, eu não tenho mais a edição da minha infância, mas também comprei um exemplar para a minha filha. Não ia querer que ela ficasse sem conhecer essa linda história 🙂
Abraços!
CurtirCurtir
otimo o resumo me ajudou num trabalho da escola.
o livro e triste mas bom.
sera que tem a continuaçao?
CurtirCurtir
Que bom que te ajudou. Não, infelizmente não tem a continuação.
Abraços!
CurtirCurtir
A história de Zezé continua em “Vamos aquecer o sol” e “Doidão”!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
eu adorei o livro muito bom
CurtirCurtir
eu adorei
CurtirCurtir
daora
CurtirCurtir
o zeze é danado mais é muito legal
CurtirCurtir
Conheci o livro por intermédio de meu irmão. Li uma vez e ma fascinei com a história de um menino pobre e feliz. Já perdi a conta de quantas vezes já li e reli….De vez em quando indico para alguém, sou fã numero um do autor.
CurtirCurtir
Interessei pelo livro na adolescência, a partir de um fragmento em um livro didático, na década de 70. Tive o privilégio de ganhar um do meu primo. Li várias vezes e depois falei dele para os meus dois filhos que também leram e como eu gostaram. O MEU PÉ DE LARANJA LIMA é simplesmente fantástico.
CurtirCurtir
Adorei ler o Meu Pe de Laranja Lima!!!!!!! eh exelente maravilhoso……..
CurtirCurtir
Olá, Fernanda!
Esta obra também fez parte da minha infância e adolescência… Realmente, foi a primeira obra que me emocionou profundamente, pois como você mesma descreve é impossível não conter as lágrimas!
Parabéns pelo seu blog e obrigada pelas suas muitas partilhas!
Abraços,
Sandra Oliveira.
CurtirCurtir
Muito bonita mesmo! Um abraço!
CurtirCurtir
Com este prólogo:
“Naquele tempo. No tempo do nosso tempo, eu não sabia que muitos anos antes, um Príncipe Idiota ajoelhado diante de um altar perguntava aos ícones, com os olhos cheios d’água:
– Por que contam coisas às criancinhas?”
E com este fim:
” – Já contaram, Papai, faz mais mais de uma semana que cortaram meu pé de Laranja Lima…”
O que esperar além de ciscos nos olhos?
CurtirCurtir
Verdade!!
CurtirCurtir
Verdade!!
CurtirCurtir
Ah! O livro que me viciou em leitura!! Foi ele!! Rs. Não sei se tem um tempo certo para ler este livro, mas li com meus 12 anos e, por causa dele, não parei mais.
Até!
CurtirCurtir
Então somos duas! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
eu n gosto muito de livros mas esse eu adorei
CurtirCurtir
Amee.!!!♥♥♥♥♥
obrigad.’s pelo resumo…..
CurtirCurtir
er sim uma hitoria emocionante, so nao gostei do final pois o pe de laranja lime er cortado 😦
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade, é bem tristinha…
CurtirCurtir
Oi,Fernanda S.C.Jiménez.Primeiramente,parabéns pelo seu resumo.Eu estava procurando um breve resumo.E o seu é fantástico,sucinto e completo.Ah,gostei de sua sugestão para quem não gosta de ler.Obrigada e beijos.
CurtirCurtir
Valeu! Um abraço!
CurtirCurtir
Esse livro marcou a minha vida!
CurtirCurtido por 1 pessoa
eu gosto do filme
CurtirCurtido por 1 pessoa
eu gostei do filme e fiz um resumo para português!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu gostei do filme e fiz um resumo para português!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Achei fantástico encontrar a resenha deste livro. Já li quando criança e também chorei muito. Um dos mais lindos que já li. Parabéns pelo seu texto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que linda as tuas breves palavras sobre esta obra monumental de José Mauro Vasconcelos e que também foi uma espécie de março na minha vida. Esta edição (a 1a) também foi a da minha infância/adolescência. Você conseguiu me emocionar e recordar de momentos inesquecíveis de 1968, ano do lançamento desta obra. Agradeço.
http://verdadesdeumser.com.br
CurtirCurtir
Fui ler este livro para um trabalho de português,e adorei!Só achei um pouco triste pois ele sofre muito para uma criança.Mesmo assim adorei ler
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, é uma bela triste história 🙂
CurtirCurtir
A história é bastante emocionante e aqueles q n valorizam o q têm, deviam ler este livro!!!
CurtirCurtir
Uma obra maravilhosa que retrata a história da família brasileira, Zezé um menino de família pobre que sonha com um mundo idealizado por ele. Sofre muito com as injurias de Jandira e seu outro irmão mais ainda sim, cultiva a sensibilidade, o afeto e como vem de uma família tradicional onde o mais velho cuida do mais novo Zezé aprende logo cedo o que é responsabilidade e sem ter com quem conversar, ele acaba adotando como amigo confidente, o pé de laranja lima do seu quintal. Um livro comovente e que por incrível que pareça, ainda no Brasil do século XXI, ainda existe muitos Zezé nesse mundão a fora.
CurtirCurtido por 1 pessoa
o livro é realmente incrível mais fala muitos palavraos e isso acaba tirando um pouco da beleza do livro
CurtirCurtir
Gente, vocês sabem que existe uma continuação da história de Zezé, né?
Encontra-se nos livros de Zé Mauro, chamados “Vamos aquecer o sol” e “Doidão”!!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
[…] Meu Pé de Laranja Lima (de José M. de Vasconcellos): com uma linguagem simples, de fácil leitura e com poucas páginas, a obra retrata a infância e as vivências da criança. Esse livro é uma reflexão sobre o caráter transformador do afeto e sua importância para o bom desenvolvimento da criança. […]
CurtirCurtir