Resenha: “O meu pé de laranja lima”, de José Mauro de Vasconcelos


Esse é um livro para quem NÃO gosta de ler, porque é um excelente “pega leitores”, um livro recomendado para gente de todas as idades e que tem uma certa aversão à leitura, porque tenho certeza que ficará apaixonado. Eu tenho um especial carinho por essa obra, já que foi uma das que me acompanharam durante a minha infância/adolescência. Li incontáveis vezes e em todas elas, não teve como segurar a emoção. Esse é um texto que te faz chorar que nem um bebezinho, muito emocionante, a história de Zezé nos pega mesmo pelo coração. Por favor, se você ainda não leu, não deixe de ler esse livro.

jose-mauro-vasconcelos1

José Mauro de Vasconcelos (Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1920 – São Paulo, 24 de julho de 1984) era de origem nordestina (nasceu no Rio,mas foi criado em Natal), de uma família muito pobre, talvez na por isso tenha conseguido transmitir com tanta verdade as agruras de Zezé.

Zezé é de uma família muito pobre e trabalhadora, como muitas famílias do Brasil. O garoto é super inteligente, sensível, criativo e danado, apronta todas. Ele tem um amigo- confidente, que é seu pé de laranja lima, o Xururuca e também o Luciano, o morcego. Ele tem um irmãozinho, o Luís, que ele cuida muito. São muitos irmãos e o mais velho cuida do mais novo, Zezé é cuidado pela Godóia, que é muito protetora. Jandira e Totoca às vezes judiam dele. Sem querer, Zezé acaba fazendo amizade com o Portuga, que tem um papel muito importante na vida de Zezé. Dona Cecília Paim é a professora, Zezé é o menorzinho da turma. O menino sofre as injustiças do mundo adulto, aprende cedo demais o que é a dor e a tristeza. A infância deveria ser a fase mais feliz, mas nem sempre é assim. Os pais que descuidam do fundamental, do amor e da companhia, porque estão preocupados demais com a sobrevivência da família. Zezé usa o mundo da imaginação para escapar da realidade da vida até o dia em que descobre que não pode mais fugir disso.

A edição da minha infância:

O_Meu_Pe_de_Laranja_Lima

E essa é a edição que eu tenho agora, que achei na Espanha e comprei para a minha filha:

9789728202255

Vasconcelos, José M. de. Meu pé de laranja lima, Dinapress, São Paulo, 2008. 193 páginas

Anúncios

52 Comments »

  1. esse livro é maravilhoso .. as emoções sao tantas k mesmo k nao queiras soltas gargalhadas e lagrimas .. o fim eu nao esperava …… mas repito-o vezes sem conta . É o Zeze

  2. Conheci o livro por intermédio de meu irmão. Li uma vez e ma fascinei com a história de um menino pobre e feliz. Já perdi a conta de quantas vezes já li e reli….De vez em quando indico para alguém, sou fã numero um do autor.

  3. Interessei pelo livro na adolescência, a partir de um fragmento em um livro didático, na década de 70. Tive o privilégio de ganhar um do meu primo. Li várias vezes e depois falei dele para os meus dois filhos que também leram e como eu gostaram. O MEU PÉ DE LARANJA LIMA é simplesmente fantástico.

  4. Olá, Fernanda!
    Esta obra também fez parte da minha infância e adolescência… Realmente, foi a primeira obra que me emocionou profundamente, pois como você mesma descreve é impossível não conter as lágrimas!
    Parabéns pelo seu blog e obrigada pelas suas muitas partilhas!
    Abraços,
    Sandra Oliveira.

  5. Com este prólogo:

    “Naquele tempo. No tempo do nosso tempo, eu não sabia que muitos anos antes, um Príncipe Idiota ajoelhado diante de um altar perguntava aos ícones, com os olhos cheios d’água:
    – Por que contam coisas às criancinhas?”

    E com este fim:

    ” – Já contaram, Papai, faz mais mais de uma semana que cortaram meu pé de Laranja Lima…”

    O que esperar além de ciscos nos olhos?

  6. Oi,Fernanda S.C.Jiménez.Primeiramente,parabéns pelo seu resumo.Eu estava procurando um breve resumo.E o seu é fantástico,sucinto e completo.Ah,gostei de sua sugestão para quem não gosta de ler.Obrigada e beijos.

  7. Achei fantástico encontrar a resenha deste livro. Já li quando criança e também chorei muito. Um dos mais lindos que já li. Parabéns pelo seu texto.

  8. Fui ler este livro para um trabalho de português,e adorei!Só achei um pouco triste pois ele sofre muito para uma criança.Mesmo assim adorei ler

  9. Uma obra maravilhosa que retrata a história da família brasileira, Zezé um menino de família pobre que sonha com um mundo idealizado por ele. Sofre muito com as injurias de Jandira e seu outro irmão mais ainda sim, cultiva a sensibilidade, o afeto e como vem de uma família tradicional onde o mais velho cuida do mais novo Zezé aprende logo cedo o que é responsabilidade e sem ter com quem conversar, ele acaba adotando como amigo confidente, o pé de laranja lima do seu quintal. Um livro comovente e que por incrível que pareça, ainda no Brasil do século XXI, ainda existe muitos Zezé nesse mundão a fora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s