Há 216 anos, falecia Mary Shelley, autora de “Frankenstein”


Há 216 anos, falecia Mary Shelley (Londres, 30/08/1797 – Londres, 1/02/1851) escritora britânica, filha do filósofo William Godwin e da pedagoga e escritora Mary Wollstonecraft. Casou- se em 1816 com o poeta Percy Bysshe Shelley. Autora da novela gótica Frankenstein: ou O Moderno Prometeu (1818), sua obra mais popular, foi escrita quando Mary tinha apenas 19 anos.

200px-RothwellMaryShelley

Mary Shelley

Frankenstein é um personagem que já habita no imaginário coletivo, no medo das crianças, ele é uma figura horripilante, um monstro criado por um “cientista maluco”, Victor Frankenstein, um jovem estudante de ciências, que descobre o segredo de gerar vida através da alquimia. Na verdade, Frankenstein é o nome do criador, não da criatura. No livro o monstro não tem nome. A história de Mary Shelley já teve várias versões cinematográficas, uma das mais conhecidas é a de Boris Karloff, “O filho do doutor Frankenstein” de 1931:

Frankenstein's_monster_(Boris_Karloff)

Um trecho do filme:

Um livro que vale muito à pena ser lido, a história é excelente, um clássico da literatura inglesa e mundial. A edição abaixo é da editora Saraiva e é bem baratinha, custa 12, 90 reais:

imagem

Anúncios