71ª Feira do Livro de Madri 2012


No dia 25 de maio começará mais uma edição da Feira do Livro de Madri, que acontece no Parque del Retiro, região central da capital espanhola.

O fotógrafo espanhol Chema Madoz (Madri, 1958) criou o cartaz da feira esse ano. Ele tem um trabalho importante e muito premiado na área da fotografia conceitual. O fotógrafo utiliza objetos do cotidiano associando significados que vão além do seu uso habitual. Para o cartaz da Feira do Livro, ele utilizou os balões das histórias em quadrinhos saindo dos livros para dar a ideia de que os livros falam, dialogam com o leitor, uma explosão de vozes. “Para mim, os livros sempre foram uma caixa- negra da história do pensamento, que vão desenhando, com o passar do tempo, um magnífico mosaico da humanidade.” E acrescenta: “a leitura proporciona colocar- te em um ponto em que você pode ver a realidade através dos olhos do outro e isso sempre me pareceu um exercício interessante e enriquecedor.” Curiosamente, um dos livros preferidos de Madoz é “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.

O país convidado desse ano é a Itália, espera- se grandes nomes da literatura italiana contemporânea, além de uma homenagem especial ao escritor italiano Antonio Tabucchi, falecido recentemente.