O leitor de Julio Verne, Almudena Grandes


Este livro acabou de sair do forno, “O leitor de Julio Verne” ( original em espanhol: “El lector de Julio Verne”) tem algo muito especial: é uma história que acontece na terra dos meus sogros, na serra sul de Andaluzia, Fuensanta de Martos, em Jaén, Andaluzia. A obra é baseada em fatos reais. Almudena Grandes (Madri, 1960) tive a oportunidade de conhecê- la pessoalmente na Feira do Livro de Madri do ano passado, é uma escritora conhecida e respeitada na Espanha.

Almudena Grandes

Fuensanta de Martos

A história é sobre um menino, Nino , filho de um guarda civil que morava no quartel de Fuensanta de Martos na época da guerra civil espanhola. Esse quartel está a um quarteirão da casa dos meus sogros. As paredes do edifício eram tão finas que as crianças que moravam ali ouviam tudo, ouviam os presos sendo torturados, gritando, então elas começavam a cantar. O livro é baseado na vida de Cristino, que é amigo da escritora e que a levou até Fuensanta, e também sobre os bandoleiros que andavam em Fuensanta naquela época. Na verdade eles eram comunistas que se refugiaram no “pueblo”, pois eram perseguidos pela ditadura do general Franco. A escritora e o próprio Cristino (Nino) falando sobre o livro:

Meu sogro me contou que foi uma época muito difícil em Fuensanta de Martos. Não chegavam alimentos, passavam necessidades, tudo era escasso. Faziam pão com os figos que havia ali na região. Depois de ler eu conto mais pra vocês, estou super curiosa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s