Cartas a D.: História de um amor, André Gorz


Acabas de completar oitenta e dois anos. Encolheste seis centímetros, não pesas mais de quarenta e cinco quilos e continuas bela, elegante, desejável. Faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos e te amo mais do que nunca. (p.7)

André Gorz (pseudônimo de “Gerhard Hirsch”) foi filósofo e jornalista, nasceu em Viena, em fevereiro de 1923 e faleceu em Vosnon, Champagne-Ardenne (França) no dia 22 de setembro de 2007, cometeu o suícidio quando morreu a sua esposa. Ela sofreu muito por causa de uma doença degenerativa, “Aracnoiditis”, causada por uma substância, o lipiodol,  que lhe foi injetado 8 anos antes da doença ser descoberta, quando ela foi operada de uma hérnia discal. O líquido nao foi eliminado pelo corpo e subiu ao cérebro, ela sofria dores horríveis. Também teve câncer do endométrio.

Gorz começou a escrever essa carta quando descobriram a doença de Dorine. Além de relembrar como se conheceram, o texto é uma declaração de amor, mas não só. Gorz fala das dificuldades superadas graças à força da esposa, que enfrentou “com alegria um longo ano de penúrias” (p.44). Confessa que não conseguiu estar à altura, ficou deprimido: “Descobri que não se pode chegar à nada sem ‘relações’, e nós não tínhamos nenhuma” (…) “Estava numa situação de fracasso”(p. 48).

O escritor falou muito da sua vocação para a escritura, da necessidade irrefutável que sentia no seu exercício diário de escrever e o efeito transformador que a publicação da sua primeira obra causou na sua vida:

“Sua publicação mudou a minha situação. Me outorgou um lugar no mundo, concedeu uma realidade ao que eu pensava, uma realidade que excedia as minhas intenções, que obrigou a redefinir- me e a superar- me continuamente (…)” (p.65)

Ele relata que não conseguiria ver o funeral da mulher ou receber uma urna com suas cinzas. Eles sempre diziam que “em caso de existir uma outra vida, gostaríamos de passá- la juntos”. (p. 110)

A edição da Paidós muito caprichada, o livro vem numa caixinha, como um presente:

Gorz, André. Carta a D.: História de um amor. Paidós, Barcelona, 2008. 110 páginas.

Preço: 14 euros