Todos os santos na Espanha


Há uma tradição curiosa na Espanha que é felicitar as pessoas pelo “dia do seu santo”. Todas as pessoas têm um (exceto nomes excepcionais) porque há santos para os 365 dias do ano. Você  pode consultar o seu nesse site.

No dia do santo de casa pessoa, normalmente ganha- se presentes e é como se fosse um dia de aniversário. Meu nome é Fernanda, não existe nenhuma “santa Fernanda”, então meu santo correspondente é o São Fernando, no próximo dia 30 de maio.

Rei Fernando, “O santo”, rei de Castela e León.

A história do meu santo é muito interessante: Fernando nasceu no final do século XII, no dia 5 de agosto de 1199, fruto de uma relação extra- matrimonial do rei Alfonso IX e de sua sobrinha Berenguela, mas o Papa Inocêncio IX o legitimou. Fernando foi rei da Espanha conhecido pela bondade, comia entre os pobres e era muito querido pela população. Rei, religioso e guerreiro. Queria a unificação da Espanha, a justiça e a piedade religiosa. Foi o rei Fernando que inaugurou a Universidade de Salamanca. Morreu em 30 de maio de 1252, por isso é o dia do santo. A sua lápide está na Catedral de Sevilha:

Mais uma coisa tenho em comum com São Fernando, além do nome: somos leoninos, ele nasceu no dia 5 de agosto e eu no dia 4 de agosto.

Anúncios