C’est PARIS!


E pelo poder d’uma palavra
Recomeço a minha vida
Nasci para te conhecer
Para te nomear
(“Liberdade”, Paul Éluard)

Escadarias da Catedral de Montemartre

Eu costumo dizer que cada cidade tem um cheiro, uma atmosfera. Se eu fechar os olhos e recordar Paris… Paris cheira à liberdade e à baguette recém saída do forno. Paris desprende cultura (híbrida), mas tem algo muito próprio, uma cidade com encanto. Da minha recente viagem a Paris, trouxe mais de 5000 fotos. Subi na Torre Eiffel, naveguei num bateau mouche pelo Rio Sena, fiz um passeio num ônibus turístico por toda a cidade, andei num carrinho muito engraçado, que cruzou as ruas estreitas do bairro fervilhante de Notre Dame, estive no Museu das Armas e Hotel dos Inválidos, onde está a tumba de Napoleão Bonaparte, também vi a Monalisa no Museu do Louvre, passei pela Champs Elisèe e pelo Arco do Triunfo, fiquei um dia inteiro na Disney comemorando o aniversário da minha pequena e ainda fui à Catedral de Montmartre, que como se pode ver, lotada de gente:

O bairro de Montemartre é o mais alto de Paris. As vistas da Catedral de Montemartre são divinas. Você pode subir até a catedral em um funicular, ou se estiver com disposição, pode subir pela imensa escadaria.

Um pouquinho do interior da Catedral de Montmartre:

Nesse bairro também existe uma área dos cabarets, sex shops, uma zona de prostituição, onde também perambulam bêbados e vagabundos. Abaixo, uma foto do cabaret Moulin Rouge de 1889, que ficou popularmente conhecido por causa do filme Moulin Rouge:

Voulez-vous coucher avec moi, ce soir?

E não pense em fazer dieta em Paris, porque a baguette, os croissants, queijos e vinhos, além dos doces são irresistíveis:

Paris é cheia de gente em todos os lugares, a cidade é fervilhante, mas na Torre Eiffel você vai encontrar milhares de pessoas, turistas do mundo todo, além dos vendedores de souvenirs com réplicas da Torre. Subir pelo elevador para ver a incrível paisagem parisina em 360º exige paciência e resistência física para aguentar a longa espera, no meu caso,  mais de duas horas:

Pelo alto e agora vista do chão:


A Torre Eiffel pode ser vista também do rio Sena, recomendo o delicioso passeio de bateau mouche, que percorre o rio Sena por cerca de uma hora:

A Catedral de Notre Dame, fica num bairro que leva o mesmo nome, é um dos mais movimentados, com skatistas fazendo apresentações, com bares de moda, barcos cruazando o rio Sena e uma vida noturna bem agitada:

E para finalizar por agora ( terá a segunda parte), a grande Edith Piaf, Sous le ciel de Paris ( o vídeo tem fotos bem interessantes, de Paris antiga):