O médico e escritor Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre, 23/03/1937) está passando por uma fase complicada de saúde, está internado no Hospital das Clínicas em Porto Alegre.

Scliar é o sétimo ocupante da cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras, com mais de 70 livros publicados e muitos prêmios literários. Também é colunista da Folha de São Paulo.

Foto: Folha de SP

Uma entrevista concedida ao programa Roda Viva da Tv Cultura, de 17 de agosto de 2010, programa que o escritor se declara  fã e que sente muita alegria em participar. Um dos jornalistas  na “roda” é o escritor e amigo, Inácio de Loyola Brandão, com a participação também do chargista Caruso:

E aqui uma música que Scliar cita no seu texto “As memórias do amor”, uma música que ele considera uma das possíveis respostas para a pergunta “O que é o amor?”, John Denver e Plácido Domingos, “Perhaps Love”:

O amor, tema recorrente nos seus contos, como em “A mulher dos meus sonhos” (leia na íntegra) onde Scliar aconselha a sonhar, “encomende o seu sonho”, para não acontecer o ocorrido com o personagem, que simplesmente deixou de acreditar, desistiu de encontrar a mulher dos seus sonhos :

Silenciosamente entrou no quarto, olhou para a mulher: era linda. E então avistou, sobre a mesa de cabeceira, um papel cuidadosamente dobrado. Não precisava abri-lo para saber o que ali estava escrito: “Quero encontrar o homem dos meus sonhos”.
Com um suspiro, deitou-se. E, tendo tomado um sonífero, adormeceu. Um sono bruto, pesado. Um sono sem sonhos.

Espero que Scliar se recupere e continue sonhando, vivendo e amando por muito tempo.

UPDATE: hoje, 27-02-2011, o meu querido escritor decidiu descansar…Descanse em paz, Moacyr!

 

 

Anúncios

2 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s