“O silêncio dos amantes”, Lya Luft


Eu acho que escolheram mal o título, há algo de erótico nele  e disso o livro  tem muito pouco.  Algumas exceções muito sutis como o belíssimo “Encontros” sobre a dona-de- casa que ganha asas, ou o “Adria”, uma história de amor  dessas que não acabam nem com a morte.

“O silêncio dos amantes”, reúne 20 contos do gênero fantástico, onde o sobrenatural, o obscuro, a família,  a morte e o mistério andam de mãos dadas. Tudo parece tão veraz que nos transporta a esse mundo mágico sem percebermos e acabamos fazendo parte dele  através dos nossos próprios medos, dúvidas, dores, experiências e recordações de infância.

Nesse mundo místico criado pela Lya, existe espaço para pessoas especiais com poderes paranormais e mágicos, onde  intuição e a loucura sao permeados pelo amor- ao filho, à mãe, à irmã, ao marido, à avó. Amor que vem inexoravelmente acompanhado da dor, “A dor faz parte”-  a  última frase do livro, sentença ditada no conto que leva o mesmo da obra “O silêncio dos amantes”.

Anúncios

2 Comments »

  1. Li e também gostei muito. Foi presente do Jon. Gosto de literatura que possui uma certa dose de sofrimento. Fica realmente verossimel. Na vida, poucos são os momentos felizes, exatamente por isso eles são felizes e marcam, e ficam. Adoro a Lya!!

    Bjo!

  2. Oi Fer,

    Gosto muito da Lya Luft, assim como da Clarice Lispector e da Cecília Meyrelles.

    No Brasil, a palavra “amante” tem essa conotação erótica, mas o sentido real é a do “ser que ama”. Assim como o “ser que adoece” é “doente”, a “mulher que gesta” é “gestante”, etcs….

    Senti que é um livro que fala da perda, da ausência e da falta do amor. Da hora que as palavras de amor se calam, do silêncio de quem ama e não é amado.

    Doído, mas muito lindo.

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s