Retrô 2009 e lá vem 2010!


Com os micro- blogs (Twitter, Facebook) o meu blog ficou mais abandonado do que nunca. Comecei e deixei nos rascunhos diversos posts. Mas para não deixar o blog sem um post- despedida de 2009 (que podia ter sido melhor) vamos a algumas reflexões:

* A Internet está diminuindo muito o hábito de ler (livros), porque ler exige silêncio, tempo e dedicação. A Net é mais rápida e fácil. E todo mundo vai pelo caminho mais fácil. Muita gente compra livros que servem só de enfeites na estante.

* Os e- books ainda não substituíram os livros de papel, mas acho que isso vai acontecer nos próximos anos, onde o papel vai ser só recordação e saudosismo para os amantes da literatura. Os e- books são muito mais ecológicos e precisamos disso.

* O Nobel de literatura esse ano foi para uma mulher.  Mas ainda somos a minoria a ter destaque nas Ciências Humanas e Letras (embora seja uma área com maioria feminina). Ainda não existe uma igualdade social e nem em divisão de tarefas efetiva entre homens e mulheres. Nós temos menos tempo para a dedicação ao trabalho científico- literário, tempo esse que tem que ser compartilhado com o cuidado dos filhos e a casa. E isso serve como fator de exclusão. Solução: mais creches do governo nas universidades, concursos com vagas 50% pra homens, 50% pras mulheres.

* Esse ano a vitória vai para os livros de vampiros. O público- leitor jovem aprovou e aderiu.

* Os meus louros literários  vão para o poeta Manoel de Barros, o maior poeta brasileiro da atualidade.

“Não tenho bens de acontecimentos.

O que não sei fazer desconto nas palavras.

Entesouro frases. Por exemplo:

– Imagens são palavras que nos faltaram.

– Poesia é a ocupação da palavra pela Imagem.

– Poesia é a ocupação da Imagem pelo Ser.”

FELIZ 2010!!!