Ángeles Caso ganhadora do prêmio literário Planeta


O Prêmio Planeta promovido por  uma das maiores editoras da Espanha e do Mundo, que leva o mesmo nome do prêmio, escolhe anualmente um romance e premia com 601 mil euros ao primeiro lugar e 150.250 euros para o segundo lugar. Nada mal, nao?

A felizarda desse ano foi Ángeles Caso, que é filha de um famoso catedrático da Universidad de Oviedo, que chegou a ser reitor da mesma universidade. Panela literária?

“Contra el viento” é uma narrativa de aventura e ação, que conta a história de uma heroína de Cabo Verde, uma mulher que imigra para a Europa e passa muito mal.

Ángeles Caso perdeu o protagonismo para o catedrático e escritor Pere Giamferrer, que desmaiou na hora do discurso da ganhora. Bateu a cabeça, deixando um ferimento. Foi atendido, mas nao é nada grave. Veja video.

Update (10:26 hrs): entrevista ao vivo com  Angeles Caso no “Está Pasando” , de Antena 3, a autora conta que se inspirou numa “amiga” pra escrever o livro. “Amiga” essa que era a empregada da sua casa, pessoa que cuidou da sua casa e filhos para ela poder estar livre para fazer as suas coisas. Também Emílio Calderón, segundo lugar, que escreveu  “La bailarina y el inglés”. Antes só havia escrito literatura infanto- juvenil e conseguiu ganhar o prêmio com um livro do gênero policial, que mistura humor negro e  novela de época.