Grupo de música celta: Luar na Lubre


“Luar na lubre” é um grupo musical da Galícia (Espanha, onde fala- se galego- português) que toca um estilo raro, antigo, culto e belo, a música celta. A voz é de Sara Louraço Vidal, mas nesse vídeo canta Rosa Cedrón, sua predecessora. “Chove en Santiago”:

Os celtas viveram na Galícia, em outras províncias da Espanha e chegaram até Coimbra em Portugal no ano VI a. C.

Mais música celta: Carlos Nuñez, Milladoiro e a francesa Gwendal.

“Luar na lubre” foi- me apresentada por Alessandra Mattos que é Flickrer, ilustradora, designer e apaixonada pela banda:

Veja o trabalho dela aqui.

Update: O Fraguella deixou nos comentários uma lista de cantores e bandas de música celta galega: Fía na Roca, Fuxan os ventos, Mercedes Peón, Pancho Alvarez, Aquenlla, Os Cempés, Doa, Rodrigo Romaní, Berrogüetto, Sondeseu.

Ele também fez uma correção (obrigada!) em relação à banda Gwendal, que eu atribui nacionalidade galega, mas é francesa.

Anúncios

5 Comments »

  1. Oi Fe, que honra estar aqui em seu blog, na companhia tão maravilhosa de “Luar na Lubre” !

    É uma música melodiosa que toca a alma das pessoas sensíveis… A gaita folk, o acordeão e o violino transmitem um som puro e atemporal, mágico !

    Neste video de “Chove em Santiago”, a cantora é Rosa Cedrón, bela voz, depois substituída lindamente por Sara Vidal.
    Um beijo !

  2. Ola, eu son da Galicia ou Galiza. Eiquí temos unha boa repressentaçom de música desse tipo. Máis Fernanda tivo um erro ao ponher máis bandas galegas (nom espanholas, xa que os espanhois nom gostam muito da nossa música porque empregamo-la nossa língoa e nom gostan disso), Gwendal é uma banda francesa concretamente da Bretanha francesa. Por certo outras grandes bandas son Fía na Roca, Fuxan os ventos, Mercedes Peón, Pancho Alvarez, Aquenlla, Os Cempés, Doa, Rodrigo Romaní, Berrogüetto, Sondeseu…
    Obrigado, por reconhecer a nossa música.

    • Obrigada por corrigir. Pensei que a Gwendal fosse galega.

      Sobre ter colocado grupo “espanhol” ao invés de “galego”, acho que nao errei, mas deveria ter colocado os dois adjetivos pátrios, entendo a sua posiçao.

      Também acredito que nao só o governo, mas o povo galego deveria se mobilizar mais em prol do seu idioma. Veja os catalaes que conseguiram que sua língua seja o primeiro idioma nas escolas, que conseguiram que fossem trocadas todas as placas das ruas e comércios, enfim, conseguiram que seu idioma tenha mais visibilidade que o espanhol.

      Se o povo galego decidir de verdade lutar pelo seu idioma e exigir do governo que o galego seja o primeiro e principal idioma da Galiza, eu estou com vocês, apóio totalmente.

      Obrigada pelos comentários e pela visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s