Reforma Ortográfica no Brasil


O objetivo* do Acordo Ortográfico que entrou em vigor no Brasil em janeiro desse ano, é padronizar a língua.

Na prática, isso é possível? Oralmente, impossível. Ortograficamente, mais ou menos, o que acaba ficando tudo na mesma, porque se duas formas gráficas sao aceitas(BR)/aceites(PT), entao o que muda na prática afinal?Alguns poucos acentos e muito dinheiro gasto com as novas ediçoes corrigidas.

Perguntei  recentemente à uma amiga professora de português no Brasil como andava a nova ortografia na sua sala de aula. E ela me respondeu: “Que nova ortografia?!” Choque. Quase 9 meses que o Acordo está em vigor e essa professora continua com a “velha” ortografia. Pior, nem sabia da existência da nova…

E Portugal será ainda mais resistente às mudanças. Os países europeus sao mais conservadores que os americanos em relaçao aos seus idiomas. Vai hacer resistência. Vamos ver o que acontece quando o Acordo começar em janeiro de 2010  (segundo o Ministro da Educaçao) em terras lusas. Isto é, se isso chegar a acontecer. Em Lisboa nem se toca nesse assunto, como se nao existisse.

*Nunca se sabe se é isso mesmo ou se é algo que fica oculto para a populaçao, algum outro tipo de interesse, como o financeiro, que nos tempos atuais é o que move o mundo.

Anúncios

3 Comments »

  1. Uma das diferenças entre a forma escrita na ortografia de Brasil e Portugal, Caralladas76, é expressada abaixo:

    Brasil Portugal
    Antônio António
    bebê bebê
    me dá isso dê-me isso, ou dá-me isso

    Afora os “dialetos” regionais. Por exemplo: um nordestino do Rio Grande do Norte ou do Ceará, possui um vocabulário que inicialmente não é usado por um gaúcho (habitante do Rio Grande do Sul). O paulista possui forma de falar diferente em relação ao carioca.

    Quanto à palavra “indenização”, não muda no Brasil, Matheus. Acredito que ocorre o mesmo em Portugal para “indemnização”. Mas palavras como “acção”, óptimo” ou “óptica”, perdem a consoante muda e fica como já é usada no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s