A cultura do café em Lisboa


Cafezinho por aqui é coisa tradicional. Achei esse texto do Estadão interessante, onde você (brasileiro) pode aprender todo o jargão luso do café:

“Café etiquette”

“Então você achava que podia apenas entrar e pedir um café? Quanta ingenuidade. Ok, você pode dizer ‘um café, por favor’, mas se prepare para uma pequena dose de uma bebida potente e amarga que pode acabar com o bom funcionamento de sua língua por algumas horas. De qualquer forma, para quê poupar a criatividade pedindo apenas um café quando você pode testar a paciência dos atendentes ao mostrar seu gosto pelo café luso?

Para um café com leite, servido em um copo, peça por um galão, mas adicione as palavras da máquina ou o café pode vir de um tanque que está parado há uma hora. A coisa mais parecida com um cappuccino é uma meia de leite. Para garantir que esteja forte e quente, termine com a frase da máquina com leite quente. A maioria dos portugueses não se preocupa com frescuras – como o leite. Eles pedem uma bica (a gíria dos garçons de Lisboa – você pode pedir um café também) ou um duplo e controlar a amargura com açúcar.

Se a bica não agradar, tente uma italiana – de fato, um pouco de café quente não faz mal. Ou, então, seja mimado e peça um café cheio/curto (fraco/forte). Há também a escolha dos donos de corações mais fracos: o carioca ou bica diluída (não confundir com o carioca de limão, que é casca de limão fervida em água). Um abatanado é ainda mais diluído e, portanto, vem num copo maior. Para um sabor diferente, tente um café com cheirinho de aguardente.

Os clientes mais durões se recusam a aceitar o copo tirado do alto da máquina de café, onde a louça é deixada para secar. Se eles querem café quente, mas não querem queimar os lábios (quem não odeia isso?), pedem uma bica escaldada numa chávena fria, ou simplesmente um copo frio. Para ser realmente chato, você pode pedir uma bica descafeinada escaldada pingada numa chávena fria. Mas talvez isso seja abusar um pouco.”

Fonte: http://www.timeout.estadao.com.br/8689

Anúncios

1 Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s